Novo coronavírus: medidas para evitar a disseminação


Diante do risco de transmissão do coronavírus de Wuhan, China, os controles térmicos estão aumentando nos aeroportos.

Medidas de contenção, uso de máscara, controles térmicos... Diante do risco de transmissão do coronavírus, as autoridades estão assumindo a liderança. Em 2003, durante a SARS, Hong Kong colocou um edifício em quarentena. Para impedir a propagação do vírus Ebola, em 2004, uma vila na Guiné foi colocada sob vigilância militar. Mas na escala do coronavírus, com várias cidades chinesas e quase 20 milhões de pessoas confinadas, não há precedentes.

"Não sabemos o quão contagioso é esse vírus".

No momento, é difícil dizer se o vírus é virulento ou não. As autoridades de saúde sabem que isso causa febre e dificuldade em respirar. "Não sabemos o quão infeccioso é esse vírus. Tudo o que sabemos é o período de incubação, entre 2 e 12 dias", disse a ministra da Saúde Agnès Buzyn.
A OMS anunciou que é muito cedo para declarar uma emergência internacional.

11 milhões de pessoas em quarentena

Isso é inédito. Milhões de habitantes em quarentena. As autoridades chinesas isolaram três cidades, incluindo Wuhan (China), o epicentro da epidemia de pneumonia, que já teve 18 mortos. Os moradores não podem mais sair sem autorização excepcional.

Não há mais trens ou aviões. Os jornalistas de France2 tentam deixar a cidade de Wuhan de carro. Na saída da cidade há um bloqueio policial. "Todas as rotas fora da cidade de Wuhan estão bloqueadas", disse o jornalista Arnauld Miguet. As autoridades locais tomaram medidas drásticas e pediram aos moradores que ficassem em casa. Na cidade, não há mais metrôs ou restaurantes. Os centros comerciais fecharam. Quem se aventura a sair de casa usa uma máscara obrigatória. Nas farmácias, os estoques de máscaras estão esgotados. Mas não há pânico, os chineses mostram compreensão. "Tenho confiança, o governo tomou boas medidas, a situação em breve estará sob controle", disse um morador.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FRANCOFONIA - FRANÇA - ZAZ

Na China, há uma expressão entres as construtoras: se não for possível construir por cima, construa ao redor !!

Je suis toujours là